segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dry-martini - mexido, e não batido




Ernest Hemingway teria dito uma vez que se alguém se perder num lugar ermo, deserto, sem o menor sinal de vida, não precisa se desesperar. Basta preparar um dry-martini. Imediatamente vai aparecer alguém do nada e dizer: você esta preparando o drink de forma errada.

Exageros a parte, não é difícil encontrar quem prepare um dry-martini, ou apenas martini para os íntimos, de forma diferente. A maioria dos barmans e apreciadores conhecem uma receita inédita para o coquetel mais famoso do mundo.

Batido ou mexido, com azeitonas verdes ou casca de limão, esse drink seco, cheio de controvérsias, leva em sua preparação o gim como ingrediente base e vermute bem seco como coadjuvante. As discussões mais calorosas quase sempre diz respeito a dosagem certa dessas bebidas e a forma como são misturadas. Alguns defendem apenas algumas gotas de vermute sobre pedras de gelo, seguido por uma dose de gim, outros preferem, como gostam de brincar, apenas a sombra da garrafa do vermute sobre o destilado.

Cheio de lendas e rituais o dry- martini tornou-se ícone pop da cultura ocidental e conquistou apreciadores no mundo inteiro, anônimos e celebridades como John Doxat - famoso escritor americano que dedicou um livro inteiro sobre a bebida - e o mais famoso agente secreto do cinema, James Bond, que prefere bebe-lo com vodca, em vez de gim e batido, nunca mexido.

E você, como gosta de preparar seu dry-martini?

Vou dar minha contribuição nessa discussão e postar minha receita preferida.

Cheers.

DRY-MARTINI

Ingredientes

1 dose de London Gin
1/4 dose de vermute Noilly Pratt
Casca de limão
1 azeitona verde
Gelo

Preparo

Passe a casca de limão no interior de uma taça de martini. Descarte as cascas. Encha a taça com gelo e reserve.
Num copo misturador coloque 6 pedras de gelo e sobre eles o vermute.

Acrescente o gin na mistura e com o auxilio de uma colher bailarina misture as bebidas delicadamente por pouco tempo.
Descarte o gelo e o excesso de água da taça.
Coe a bebida na taça gelada e mergulhe a azeitona verde, espetada em um palito. Sirva imediatamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário